Tendências de Comunicação Digital para 2017

Por Felipe Pimentel, 24 de outubro de 2016

Mesmo com a crise financeira que assola o país, alguns setores podem não apresentar uma queda tão acentuada como outros, e uma dessas áreas é o Marketing Digital. As empresas estão buscando posicionar-se cada vez mais nas redes de interação digital como uma forma de aproximar-se de seus públicos como uma estratégia para evitar a crise.

Tendo esse cenário de aquecimento da área no país, vamos apresentar algumas tendências do mercado digital para o próximo ano:

 

  • Marketing Social;

A crise que o Brasil está enfrentando já não é novidade para ninguém. Cada vez mais preocupados com a situação do país, os clientes, antes de consumir um produto ou serviço de alguma empresa, tendem a saber o posicionamento dela frente à crise e o que ela está fazendo para combatê-la.

A preocupação com o social está afetando a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Campanhas de doação, de igualdade social etc, podem ser ótimas formas de pôr em prática o Marketing Social.

 

  • Dominância do Mobile

O uso da internet através de celulares e dispositivos móveis é cada vez maior e já ultrapassou os desktops, o que, inclusive, vem alterando a maneira que o ranqueamento de sites nos mecanismos de busca é feito.

A disponibilidades dos sites em uma versão mobile já é um dos critérios para seu site aparecer em pesquisas, já que, se a pesquisa for feita por um dispositivo móvel, o sites que aparecerão primeiro serão os que possuem a versão adaptada.

 

  • Wearables

O desejo de possuir produtos de última geração é presente em quase todas as pessoas. Mas uma moda que está ganhando mais e mais forças são os wearables. Smartwatches, óculos e pulseiras inteligentes estão ganhando espaço no mercado e quem possui aplicações adaptadas para esses tipos de dispositivo, pode sair na frente na hora de ganhar a confiança do cliente.

 

  • Redes Sociais

As redes sociais já são um realidade no dia a dia do brasileiro. O tempo médio gasto por pessoa nas redes sociais no Brasil são cerca de 650 horas mensais, o maior do mundo. A tendência das redes sociais já era presente nos anos anteriores, e no ano de 2017 só tende a crescer.

Espaços para reclamações e sugestões (seja no Facebook, site institucional etc.), o próprio botão de “comprar” em sites de e-commerce são formas de aperfeiçoar a forma que o relacionamento com o cliente é feito.

 

  • Inbound Marketing

O Inbound Marketing possibilita que uma empresa construa progressivamente um relacionamento com seu público, objetivando conquistar a confiança e preferência das pessoas. O marketing de conteúdo é uma das grandes tendências do marketing digital para o ano de 2017 e destaca-se em blogs e mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

Outro motivo para apostarmos no marketing de conteúdo como uma das principais tendências do marketing digital em 2017 é o custo envolvido. O investimento em redes sociais pode sair caro, seja em profissionais de qualidade, seja em ferramentas de impulsionamento como o AdWords ou Facebook Ads. O Inbound Marketing possui como grande jogada o marketing de conteúdo: produzir conteúdo interessante que prenda o público na sua página ou site. Geralmente, os custos desse tipo de marketing são 60% menores que de outras ações de marketing convencionais.